Ao analisar o conteúdo aqui exposto, aliado às discussões em aula, materiais de estudo e atividades complementares, fica clara a importância estratégica dos mecanismos de controle para o setor público. Essas ferramentas contribuem diretamente para que a gestão atinja melhores resultados, garantindo o cumprimento dos princípios da eficiência e da economicidade na administração dos recursos públicos.

 

 

 

Elaborado pelo professor.

 

 

ATIVIDADE:

 

Imagine que você faz parte de um Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social (como os que acompanham a aplicação de recursos da saúde, educação ou assistência social). Durante uma reunião, os conselheiros discutiram que a população da cidade pouco participa das audiências públicas e não conhece bem os mecanismos de fiscalização dos gastos municipais. O prefeito, então, propôs que os conselheiros apresentem um plano simples e prático de mobilização cidadã, que ajude a sociedade a compreender melhor a importância da fiscalização dos recursos públicos e incentive a participação ativa da comunidade nesse processo.

 

 

 

Com base no conteúdo estudado e no texto de apoio, você deverá:

 

  1. Identificar três tipos de controles existentes no setor público, descrevendo brevemente como funcionam.

 

  1. Propor duas ações práticas de mobilização que poderiam ser aplicadas em sua cidade para estimular a participação da comunidade no acompanhamento dos gastos públicos.

 

  1. Refletir, em até 5 linhas, sobre o papel do cidadão nesse processo e como a sua participação pode contribuir para reduzir desperdícios, desvios e corrupção.

 

​​ATENÇÃO: para responder à Atividade de Estudo 1, orientamos que digite a sua resposta, primeiramente, em um arquivo WORD em seu computador, pois caso digite direto na caixa de texto no ambiente Studeo, pode acontecer de expirar o tempo e perder sua resposta. Depois disso, copie sua resposta e cole na caixa de resposta a seguir.​