Para o pedagogo, isso gera novas e significativas oportunidades de atuação, além dos muros escolares. Essenciais na condução do acesso ao saber resguardado, esses profissionais planejam atividades que estimulam o aprendizado, a observação e o exercício da cidadania. Ao criar pontes entre o acervo e os visitantes, o trabalho pedagógico nos museus impacta positivamente o desenvolvimento cultural, oferecendo experiências interdisciplinares e democratizando o acesso ao patrimônio histórico, transformando essas instituições em vibrantes centros de interação e educação contínua.

Fonte: Elaborado pelo professor.

Leitura complementar:

SANTOS, Maria Célia T. Moura. Museu e educação: conceitos e métodos. Ciências & Letras, v. 31, p. 307-323, 2001. Disponível em: https://bibliotextos.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/12/museu-e-educac3a7c3a3o.pdf. Acesso em 17/07/2025.

A partir da leitura do material didática e a leitura apresentada acima, elabore um texto de mínimo 15 e máximo 20 linhas sobre a crescente valorização da Pedagogia Museológica e como ela oferece novas e significativas oportunidades de atuação para os pedagogos. Avalie como o trabalho pedagógico nos museus pode impactar positivamente o aprendizado, o desenvolvimento cultural dos visitantes e a democratização do acesso ao conhecimento e ao patrimônio histórico.

ORIENTAÇÕES:

​​- Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível na Sala do Café.
– Escreva sua resposta contendo no mínimo 15 e no máximo 20 linhas.
– Pode utilizar o livro didático ou outro material bibliográfico para fundamentar as respostas, mas estes devem ser referenciados no final do texto, conforme as normas da ABNT.
– ​A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web. Lembre-se de fazer o uso correto de citações e referências, conforme as normas da ABNT.
– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua escrita antes de enviá-lo.
– Caso tenha dúvidas, entre em contato com sua professora mediadora pela ferramenta “Fale com o Mediador”.