Neste âmbito, a proposta desta atividade MAPA consiste na elaboração de um PLANO DE AULA de História voltado para os anos finais da Educação Básica, cuja finalidade é promover o conhecimento e a valorização das comunidades quilombolas brasileiras. Esses espaços, historicamente constituídos como territórios de resistência, configuram-se também como lugares de memória coletiva e de preservação da cultura africana e afro-brasileira, sendo, portanto, fundamentais para a compreensão crítica da História do Brasil. O plano de aula deverá ser construído de forma a articular os conteúdos relacionados à escravização da população negra no país, destacando as condições históricas que possibilitaram a formação dos quilombos e sua relevância enquanto formas de enfrentamento ao sistema escravista.

Outro aspecto essencial a ser contemplado é a análise das manifestações culturais, sociais e políticas quilombolas, compreendendo-as como elementos fundamentais para a manutenção da identidade afro-brasileira. Ao valorizar tais práticas, o plano de aula deve evidenciar como elas contribuem não apenas para a preservação das tradições de origem africana, mas também para a afirmação da diversidade cultural que compõe a sociedade brasileira.

 

Seu plano de aula deverá ser desenvolvido obrigatoriamente no template específico para esta atividade MAPA (disponível na pasta Material da Disciplina). O tema da aula precisa dar condições para a construção de uma análise que coloque em pauta à relevância das comunidades quilombolas na atualidade. Para a elaboração deste plano de aula, você deverá seguir e desenvolver os itens e etapas listadas abaixo:

 

ETAPA 1

1.Tema que será trabalhado:

O conteúdo escolhido precisa contemplar a BNCC do Ensino Fundamental (7º ao 9º ano). Seguem alguns exemplos de temas que podem ser trabalhados em seu Plano de Aula: (escolha apenas um tema).

7º ano:

A escravidão moderna e o tráfico de escravizados;

O cotidiano dos escravizados africanos na América Portuguesa;

Formas de resistência negra à escravização;

8º ano:

O cotidiano dos negros escravizados nos centros urbanos;

As Leis Abolicionistas e o processo de libertação dos escravizados;

A vida difícil dos recém libertos;

9º ano:

A questão da inserção dos negros no período republicano do pós-abolição;

Os movimentos sociais e a imprensa negra;

A cultura afro-brasileira como elemento de resistência e superação das discriminações;

 

2.Ano/Série:

Informar em qual ano/série o conteúdo é trabalhado de acordo com a BNCC.

 

3.Por que você escolheu este tema e como ele será desenvolvido de forma que haja uma conexão entre a temática e as comunidades quilombolas atualmente?

Enquanto futuro professor de História, sua abordagem deve estabelecer uma conexão direta entre o tema da escravização dos negros, as diferentes formas de resistência, o legado cultural e a realidade das comunidades quilombolas no Brasil. O ponto principal será demonstrar a importância dessas comunidades, hoje, como guardiãs vivas da herança cultural africana. Mostre a situação atual destas comunidades e seus desafios para sobreviver, destacando, por exemplo, como a luta pela terra é, na verdade, uma luta pela preservação de costumes, saberes e tradições que enriquecem a cultura brasileira, transformando o passado em um legado de resistência e identidade para o presente.

 

4.Informações referentes à comunidade quilombola escolhida (dê preferência a uma comunidade localizada em seu Estado):

Apresente as seguintes informações: Estado; Munícipio; Nome da comunidade; População; Desafios enfrentados pela comunidade quilombola; como vivem (o que produzem; como se organizam; amparo governamental); Tradições, festas e/o lazer.

 

5.Quais os objetivos de Aprendizagem:

Quais as competências e habilidades que você deseja atingir em seu aluno? O que você quer que ele aprenda com esta aula que você vai preparar? Apresente no mínimo 03 objetivos em forma de tópicos.

 

6.Metodologia:

Como você vai utilizar o tema escolhido para estabelecer uma análise com a comunidade quilombola elencada.

Defina com clareza se vai iniciar a sua explicação com o tema ou com questionamentos relacionados a comunidade quilombola escolhida. É importante considerar que seu objetivo principal será apresentar discussões referentes à comunidade quilombola para que seus estudantes tenham conhecimento sobre a existência, os obstáculos enfrentados e a relevância destes grupos.

Recomenda-se organizar esta etapa em tópicos. Máximo de duas aulas de 50 minutos.

 

7.Recursos materiais e tecnológicos utilizados:

Listar os recursos materiais (giz, lousa, livros, textos etc.) e/ou tecnológicos utilizados em seu plano de aula.

 

8.Livro didático escolhido:

A partir do tema escolhido, procure no google um livro de História referente ao ano/série que o tema é discutido e coloque o link de acesso, o nome do autor do livro, o título da obra e o ano de publicação, conforme exemplo abaixo:

Link de acesso: https://issuu.com/editoraftd/docs/immp0000090083p240100208040_cara

Autor: Alfredo Boulos Júnior.

Título da obra:História Sociedade & Cidadania: 9º ano ensino fundamental, anos finais.

Ano de publicação: 2022.

 

9.Características do material didático selecionado:

Enumere três pontos positivos do material escolhido (de acordo com o tema elencado). Considere, por exemplo, se o livro didático apresenta textos complementares sobre o assunto; linguagem acessível; imagens contextualizadas. Destaque três pontos negativos do material escolhido (de acordo com o tema elencado). Analise, por exemplo, se o livro possui erros interpretativos; ausência de imagens e/ou mapas.

 

10.Conclusão:

Anexe a imagem criada no canva (durante o desenvolvimento da etapa 2) neste item.

 

ETAPA 2

Acesse a plataforma de desing gráfico gratuita https://www.canva.com/ e busque pelo modelo CAPA DE REVISTA VERTICAL ou FOLDER (PAISAGEM). Elabore uma arte em uma única página, de forma criativa e intuitiva apresentando a comunidade quilombola escolhida em seu plano de aula. Destaque características, dificuldades enfrentadas, curiosidades e/ou festividades da comunidade quilombola. Nesta composição artística, utilize imagens dos quilombolas, ou busque imagens semelhantes na internet sem direitos autorais que façam referência ao conteúdo organizado. Após a conclusão da Capa de Revista, salve seu projeto como imagem (JPG) e anexe no item 10 da Etapa 1.

 

 Orientações gerais:

– Para desenvolver esta atividade, você deverá utilizar o TEMPLATE que está disponível na pasta “Material da Disciplina”;

– Assista aos tutoriais explicativos disponíveis na Sala do Café (uma sobre a proposta do MAPA e o outro sobre o canva);

– Não se esqueça de que este é um trabalho acadêmico, assim, observe as Normas da ABNT. Todos os materiais utilizados na elaboração do MAPA devem ser devidamente referenciados; 

– Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas) a atividade poderá ser zerada;

– Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão selecionar arquivo;

– Após anexar o arquivo, certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após \”Finalizar o Questionário\”, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado);

– Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las por meio do \”Fale com o mediador\”.

Bom trabalho!