PORTFÓLIO – PRÁTICA PEDAGÓGICA: ARTES INTEGRADAS E A EXPERIÊNCIA SENSÍVEL – 54_2025
Na sociedade pós-moderna, marcada pela cultura do consumo e pela espetacularização da arte, o artista enfrenta o desafio de manter sua autenticidade. Muitas vezes, a obra deixa de existir em função da repercussão midiática, e a sensibilidade humana cede espaço à busca incessante pelo “novo”. Esse cenário gera um conflito: como o artista pode criar de forma íntegra e significativa em meio a pressões de padronização, consumo e efemeridade?

A disciplina de Prática Pedagógica: Artes Integradas e a Experiência Sensível nos convida a refletir sobre como processos colaborativos e criações coletivas podem ser um caminho para resgatar a dimensão estética, ética e sensível da arte.

Imagine que você é um educador de Artes convidado a coordenar um projeto interdisciplinar em uma escola pública. A proposta é desenvolver uma mostra artística que dialogue com a realidade da juventude imersa em redes sociais, hiperconsumo e excesso de informações. Seu desafio é orientar os estudantes a refletirem criticamente sobre esse “caos midiático” e a transformarem suas percepções em um produto artístico coletivo que valorize a experiência sensível e a autenticidade do grupo, e não apenas a lógica da aparência ou da repercussão imediata.

Com base nessa situação:

– Elabore um projeto criativo que integre pelo menos duas linguagens artísticas (dança, música, teatro, artes visuais, literatura, audiovisual).

– O projeto deve propor uma atividade coletiva com estudantes, em que a experiência sensível seja central.

Orientações para elaboração do projeto

1- Escolha as duas linguagens artísticas que integrarão seu projeto.

2- Crie um título para seu projeto.

3- Apresente uma descrição geral do projeto: o que será proposto, o que será abordado e qual a importância da reflexão.

4- Descreva detalhadamente a estrutura da atividade coletiva: o que será realizado, como será feito e quais materiais serão utilizados.

5- Defina o objetivo do projeto.

6- Elabore uma justificativa reflexiva.

7- Conclusão explicando, em 5 a 10 linhas, como seu projeto contribui para resgatar a a experiência sensível no contexto do caos da sociedade pós-moderna.

Para inspirar vocês no processo de criação, vou compartilhar um exemplo de Projeto Criativo. A ideia é que esse exemplo sirva como ponto de partida para que cada um elabore o seu próprio trabalho.

Exemplo de Projeto Criativo

Título: Corpos Conectados: Fragmentos no Caos

Descrição: Este projeto propõe uma instalação performática que une dança e teatro para refletir sobre a perda da identidade e da sensibilidade na sociedade pós-moderna.

O espaço será organizado com objetos descartados (jornais, embalagens, roupas) e projeções de imagens da mídia. Os performers iniciam com movimentos repetitivos e mecânicos (rolar feeds, clicar, consumir) e, aos poucos, rompem esse padrão com gestos mais lentos, respirações profundas e contatos humanos. Durante a ação, frases midiáticas (“compre agora”, “viralizou”) serão contrapostas a perguntas existenciais (“quem sou?”, “o que sinto?”). O público poderá interagir e, no final, todos compartilharão juntos um minuto de silêncio coletivo.

Objetivo: Criar uma experiência crítica e sensível sobre o caos da cultura do consumo, incentivando a reflexão e resgatando a dimensão estética e colaborativa da arte.

Orientações Gerais

– Para essa atividade, você deverá utilizar o formulário padrão que está disponível no ícone “Material da Disciplina” e aplicar os conceitos trazidos no decorrer da disciplina.

– Considere as orientações para a atividade MAPA, acessando o link do vídeo orientativo disponível no “Material da Disciplina”.

– Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas), a atividade poderá ser zerada.

– Salve o arquivo em PDF e anexe no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.

– Após anexar o arquivo, certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após \”Finalizar o Questionário\”, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

– Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las para o seu Professor mediador por meio do \”Fale com o mediador\”.

Bons estudos!