A disciplina de Prática Pedagógica: Artes Integradas e a Experiência Sensível nos convida a refletir sobre como processos colaborativos e criações coletivas podem ser um caminho para resgatar a dimensão estética, ética e sensível da arte.
Imagine que você é um educador de Artes convidado a coordenar um projeto interdisciplinar em uma escola pública. A proposta é desenvolver uma mostra artística que dialogue com a realidade da juventude imersa em redes sociais, hiperconsumo e excesso de informações. Seu desafio é orientar os estudantes a refletirem criticamente sobre esse “caos midiático” e a transformarem suas percepções em um produto artístico coletivo que valorize a experiência sensível e a autenticidade do grupo, e não apenas a lógica da aparência ou da repercussão imediata.
Com base nessa situação:
– Elabore um projeto criativo que integre pelo menos duas linguagens artísticas (dança, música, teatro, artes visuais, literatura, audiovisual).
– O projeto deve propor uma atividade coletiva com estudantes, em que a experiência sensível seja central.
Orientações para elaboração do projeto
1- Escolha as duas linguagens artísticas que integrarão seu projeto.
2- Crie um título para seu projeto.
3- Apresente uma descrição geral do projeto: o que será proposto, o que será abordado e qual a importância da reflexão.
4- Descreva detalhadamente a estrutura da atividade coletiva: o que será realizado, como será feito e quais materiais serão utilizados.
5- Defina o objetivo do projeto.
6- Elabore uma justificativa reflexiva.
7- Conclusão explicando, em 5 a 10 linhas, como seu projeto contribui para resgatar a a experiência sensível no contexto do caos da sociedade pós-moderna.
Para inspirar vocês no processo de criação, vou compartilhar um exemplo de Projeto Criativo. A ideia é que esse exemplo sirva como ponto de partida para que cada um elabore o seu próprio trabalho.
Exemplo de Projeto Criativo
Título: Corpos Conectados: Fragmentos no Caos
Descrição: Este projeto propõe uma instalação performática que une dança e teatro para refletir sobre a perda da identidade e da sensibilidade na sociedade pós-moderna.
O espaço será organizado com objetos descartados (jornais, embalagens, roupas) e projeções de imagens da mídia. Os performers iniciam com movimentos repetitivos e mecânicos (rolar feeds, clicar, consumir) e, aos poucos, rompem esse padrão com gestos mais lentos, respirações profundas e contatos humanos. Durante a ação, frases midiáticas (“compre agora”, “viralizou”) serão contrapostas a perguntas existenciais (“quem sou?”, “o que sinto?”). O público poderá interagir e, no final, todos compartilharão juntos um minuto de silêncio coletivo.
Objetivo: Criar uma experiência crítica e sensível sobre o caos da cultura do consumo, incentivando a reflexão e resgatando a dimensão estética e colaborativa da arte.
Orientações Gerais
– Para essa atividade, você deverá utilizar o formulário padrão que está disponível no ícone “Material da Disciplina” e aplicar os conceitos trazidos no decorrer da disciplina.
– Considere as orientações para a atividade MAPA, acessando o link do vídeo orientativo disponível no “Material da Disciplina”.
– Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas), a atividade poderá ser zerada.
– Salve o arquivo em PDF e anexe no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.
– Após anexar o arquivo, certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após \”Finalizar o Questionário\”, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
– Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las para o seu Professor mediador por meio do \”Fale com o mediador\”.
Bons estudos!
