A escassa e defasada cobertura feita pela imprensa brasileira referente aos bens culturais latinos pode ser explicada sob a égide de muitos aspectos que norteiam a história da sociedade. No continente, o processo histórico das nações estabeleceu sociedades civis enfraquecidas e dominadas por forças hegemônicas. Como explica Darcy Ribeiro: “A unidade geográfica jamais funcionou aqui como fator de unificação porque as distintas implantações coloniais das quais nasceram as sociedades latinas coexistiram sem conviver ao longo dos séculos” (Ribeiro, 1986, p. 55).

 

Esse processo, sustentado pelos pilares globalizantes, resultou na quebra não apenas de barreiras e fronteiras, mas também em um processo de perda das identidades culturais. Dessa forma, distintos modos de ser passam a concentrar-se e conviver na maioria dos territórios. No entanto, mesmo diante dessa diversificação cultural, muitos grupos continuam à margem e lutam de maneira organizada para sua inserção pelos meios de comunicação e ao status quo.

Fonte: adaptado de: https://celacc.eca.usp.br/pt-br/tcc-celacc/detalhes/1295. Acesso em: 26 set. 2025.

Pensando no contexto apresentado, seu desafio para esta atividade é escrever um texto (entre 15 e 25 linhas), abordando:

  1. Como o brasileiro conhece pouco da cultura latino-americana, em geral, e do idioma espanhol, mesmo sendo vizinho de vários países em sua extensa fronteira.

 

  1. A importância de os jornalistas falarem o idioma espanhol para reportarem da melhor forma as notícias da cultura latino-americana, fazendo com que a população tenha mais contato com a arte, a música, a literatura e o cinema de outros países.

 

  1. Buscar um exemplo de notícia (em veículos brasileiros) que aborde algum ponto da cultura latino-americana e explicar por que você achou isso importante para o público brasileiro.

​Orientações:

– Assista ao ESTUDO DE CASO.

– Assista ao vídeo explicativo na SALA DO CAFÉ.

– Utilize argumentos convincentes, que expressem sua compreensão sobre o que foi pedido.

– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.

– Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.

Boa sorte e bons estudos!