A partir das reflexões sobre a posição da mulher destacada no Texto I, bem como das contribuições do etnocentrismo, do relativismo cultural e da alteridade apresentadas no Texto II, é possível compreender o papel das mídias televisivas e dos serviços de streaming como artefatos culturais. Esses meios de comunicação produzem e reforçam feminilidades e masculinidades, influenciando a formação das identidades de crianças, adolescentes e adultos, incluindo aqueles inseridos na Educação Especial. A autoestima, a ambição e as expectativas das meninas, em especial, são frequentemente impactadas pelos estereótipos presentes na vida cotidiana e nas mídias. Por isso, algumas iniciativas defendem a necessidade de introduzir referências positivas de feminilidades nas salas de aula como forma de ampliar possibilidades de existência, escolhas e caminhos de desenvolvimento.



Com base nos Textos 1 e 2 e nas considerações apresentadas:



– Elabore um texto dissertativo de 20 a 25 linhas sobre a influência da mídia nas crianças.

– Exemplifique com um filme, série ou programa, destacando atitudes de personagens que podem ser observadas e reproduzidas pelas crianças em brincadeiras negativas.

– Articule em seu texto os conceitos de etnocentrismo, relativismo cultural e alteridade.

– Indique uma mídia educativa (série, programa, página de Instagram etc.) que apresente referências positivas para a construção da identidade feminina.

– Lembre-se de utilizar citações e referências conforme as normas da ABNT.