A AD amplia o campo de análise para além do texto escrito, abrangendo todas as formas de linguagem inseridas em práticas sociais, considerando também conceitos como interdiscurso (a rede de outros discursos que atravessam o dizer) e memória discursiva (o que já foi dito e que influencia o que pode ser dito).

Referências
ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 9. ed. Campinas: Pontes, 2009.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 4. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Questão para desenvolver

A partir dessas premissas e do conteúdo da Unidade IV do seu material de estudos, explique, em um texto de 10 a 15 linhas,  como a Análise do Discurso compreende a relação entre sujeito, ideologia e produção de sentidos. Discuta como as condições de produção e as formações discursivas influenciam o que é dito e o que é silenciado. Inclua em sua resposta os conceitos de interdiscurso, memória discursiva e formação discursiva, ilustrando com exemplos concretos de diferentes esferas (política, mídia, educação).

Orientações para Resposta

  1.   Introdução:

Apresente brevemente a Análise do Discurso e sua relevância na linguística.

Indique que a resposta abordará sujeito, ideologia e sentidos, além dos conceitos-chave da AD.

  1.   Desenvolvimento:

Explique como a AD concebe o sujeito como histórico e ideológico.

Descreva a influência das formações discursivas nas possibilidades de dizer.

Inclua os conceitos de interdiscurso e memória discursiva, exemplificando como discursos anteriores moldam novos dizeres.

Analise o papel da ideologia na construção e disputa de sentidos.

  1.   Exemplificação:

Traga exemplos concretos (discursos políticos, campanhas publicitárias, notícias, textos escolares) para mostrar como sentidos são produzidos, disputados ou silenciados.

  1.   Conclusão:

Resuma a visão da AD sobre sujeito, ideologia e sentidos.

Reforce a importância dessa perspectiva para uma leitura crítica da realidade.