À medida que as empresas se tornam maiores e começam a envolver atividades mais diversificadas, surge a necessidade de dividir as principais tarefas organizacionais e transformá-las em responsabilidades departamentais ou divisionais.

 

A departamentalização é uma forma de conseguir homogeneidade e equilíbrio entre as tarefas de cada órgão da companhia, com o objetivo de aumentar a eficiência e gerar maior qualidade no trabalho executado. Há maior clareza a respeito de quem é responsável por cada atividade a ser realizada. Cada profissional tem a sua responsabilidade bem definida e sabe quem são os colaboradores que podem lhe auxiliar.

 

Departamentos, segundo Fragalli, Silva e Pardo (2018, p. 309), “são divisões, seções ou setores que compõem um estabelecimento comercial, industrial, prestador de serviços etc.”. Em empresas do setor comercial, é possível observar o departamento de vendas, o contábil, o financeiro, o faturamento, entre outros. Já, em uma indústria, há os setores de produção, faturamento, administrativo, contábil, financeiro etc.

 

Fonte: FRAGALLI, A. C.; SILVA, J. M. da; PARDO, P. Gestão dos Custos Logísticos. Maringá – PR: Unicesumar, 2020. 

 

Baseando-se no artigo exposto e nos conceitos discutidos sobre Departamentalização, faça uma reflexão e, então, cite e descreva com suas próprias palavras quais são os 3 principais grupos de departamentos em empresas industriais. Aproximadamente 10 linhas.