A prática docente, portanto, deve considerar a intencionalidade pedagógica, a ludicidade e a construção ativa do conhecimento. Não basta apresentar os números prontos: é necessário criar oportunidades para que a criança os descubra, os manipule e os compreenda em diferentes contextos. Além disso, a avaliação deve focar os processos de pensamento, e não apenas os resultados finais, valorizando os caminhos percorridos pela criança na construção do conhecimento matemático.
Fonte: elaborado pelo professor (2025).
Diante disso, e com base no texto estudado (unidade 3), que aborda aspectos teóricos e metodológicos do ensino do sistema de numeração decimal na Educação Infantil, redija um texto dissertativo que responda:
1- Qual a importância do uso de materiais concretos e vivências significativas na construção do conceito de número pela criança, conforme a teoria de Piaget?
2- Qual a relevância das atividades lúdicas, como o “bazar”, na compreensão do valor posicional e na internalização dos conceitos numéricos?
3- Quais os cuidados que o professor deve ter ao planejar atividades numéricas para crianças pequenas, respeitando seus estágios de desenvolvimento e garantindo a mediação significativa da aprendizagem?
Instruções:
A resposta deve conter entre 20 a 30 linhas.
Utilize uma linguagem clara, objetiva e fundamentada teoricamente.
Dê preferência a uma estrutura com introdução, desenvolvimento e conclusão.