ATIVIDADE 1 – BIB – DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES – 54_2025

,, O livro da disciplina, na Unidade 1, nos apresenta a evolução histórica do conceito de desenvolvimento de coleções. Autores Ortega y Gasset (2006) e Vergueiro (1989) são citados para ilustrar a transição de um paradigma focado no acúmulo de materiais – onde coleções volumosas eram vistas como sinal de status – para uma nova perspectiva. Nesta nova visão, o foco se desloca do objeto (o livro) para a pessoa (o usuário), e o bibliotecário deixa de ser um mero \”armazenador de estoques\” para se tornar uma \”ponte entre o acervo e o usuário\”, um mediador focado em satisfazer as necessidades informacionais da comunidade.

 

Pizarro, Daniella Camara e Mattos,Miriam de Cássia do Carmo Mascarenhas ; Desenvolvimento de Coleções – Indaial, SC: Arqué, 2023. (adaptado)

 

Com base no texto, no livro da disciplina e em seus conhecimentos, escreva um texto dissertativo, de no mínimo 10 e no máximo 20 linhas, sobre a importância dessa mudança de paradigma para a prática profissional do bibliotecário. Em sua resposta, contemple ao menos um dos seguintes pontos:

 

– Por que a antiga visão de \”acumular por acumular\” se tornou insustentável na sociedade da informação?

 

– De que forma a centralidade no usuário, em vez de no acervo, impacta diretamente as etapas do desenvolvimento de coleções (como a seleção e o descarte)?

 

– Na sua opinião, quais são as principais competências que o bibliotecário moderno precisa desenvolver para atuar efetivamente como essa \”ponte\” entre a informação e as pessoas?

A questão deve ser respondidas em um único texto corrido, integrando as informações de cada resposta de forma fluida e coerente.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES: 

​- Acesse o vídeo explicativo gravado pelo professor para ajudá-lo na realização desta atividade.

– Realize pesquisas complementares. Ao fazê-lo, não copie e sempre insira as devidas Referências.

 

– Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.

 

– Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

 

– Atenção ao prazo de entrega, evite o envio de atividade em cima do prazo.

 

Bons estudos!