Fonte: MOURA, J. B. M. Gestão da qualidade. Maringá: UniCesumar, 2021.
Com a Revolução Industrial e a necessidade de produzir em massa, no século XVIII, a qualidade passou a ser tratada de forma mais sistemática, exigindo processos de controle e padronização. Isso fez com que a preocupação com a qualidade deixasse de ser apenas uma responsabilidade do consumidor final e tornasse-se uma necessidade estratégica das organizações.
A partir desse momento, estruturou-se o que conhecemos como as \”Eras da Qualidade\”, conceito sistematizado por David Garvin, e que foi dividido em quatro grandes fases. Hoje, em um cenário marcado por constantes avanços tecnológicos da Indústria 4.0, já estamos testemunhando \”A Quinta Era da Qualidade\”.
Observe a linha do tempo apresentada na figura, identifique qual é a \”Era da Qualidade\” correspondente a cada período e descreva-a, respectivamente. Utilize o Tema 1 do seu livro de Gestão da Qualidade. Para a “Quinta Era da Qualidade”, você pode utilizar materiais extras, mas não se esqueça de referenciar.
Fonte: a autora.
Para cada etapa, você deve:
1) Indicar o período histórico (ano ou década).
2) Nomear a Era da Qualidade correspondente.
3) Descrever (com suas próprias palavras) as suas principais características.
Bom trabalho!