ATIVIDADE 1
No campo da Educação Física, o planejamento é uma ferramenta essencial para garantir a organização, a coerência e a eficácia do processo de treinamento. Ele permite estruturar de forma lógica a progressão das atividades, definindo objetivos claros para cada sessão. No contexto das ginásticas de academia, as sessões são denominadas “aulas” e estas são organizadas, basicamente, em quatro partes: Introdução, Aquecimento, Parte principal e Volta à calma. Desta forma, descreva qual a finalidade (objetivo) e o que acontece em cada uma dessas partes.
ATIVIDADE 2
A ginástica localizada é reconhecida como uma das modalidades mais tradicionais no ambiente das academias, caracterizando-se por integrar exercícios resistidos ao formato de aulas coletivas e coreografadas. Essa prática tem como principal objetivo o fortalecimento muscular localizado, utilizando o peso do próprio corpo ou alguns acessórios/equipamentos. Os movimentos propostos guardam semelhanças com os exercícios realizados na musculação, porém são adaptados para a dinâmica de grupo e com maior ênfase na repetição e na coordenação motora.
Nesse contexto, considerando as discussões e o material da disciplina, você deve responder as duas questões que se seguem.
- Os exercícios que compõem uma aula de Ginástica localizada podem fazer ou não o uso de materiais (equipamentos) para a sua execução. Sendo assim, cite quais são os principais materiais que podem ser utilizados nesse tipo de aula.
- Independente do exercício físico, alguns cuidados devem ser tomados para que ele tenha qualidade e ofereça riscos mínimos aos praticantes. Desta forma, quais são as recomendações de segurança para a prática da Ginástica localizada?
ATIVIDADE 3
Nesse momento você irá planejar e organizar, de modo geral, uma aula de Ginástica localizada. Para isso preencha o quadro abaixo com as informações necessárias, de acordo com as seguintes orientações:
– Esta aula deverá ser composta por 6 músicas ao todo;
– Você deverá escolher entre 2 e 4 grupos musculares que serão estimulados (trabalhados) ao longo de toda a aula;
– No campo “Nome da música, insira o nome da música e do artista. Por exemplo, Jovem Dionisio – Acorda Pedrinho (Lamic Remix). Você deve inserir 6 músicas diferentes.
– No campo “Duração” deverá ser informada a duração de cada música. Exemplo, suponha que a duração seja de três minutos e onze segundos, então deverá ser preenchido como 3:11.
– Cada música deverá ter um objetivo específico e este deverá ser indicado no campo “Objetivo da música”. Um exemplo: “Estimular os músculos abdominais, em específico os oblíquos”.
– Em cada música deverão ser listados os exercícios que serão executados. Isto deve ser feito no campo “Exercícios programados”. Por exemplo: Abdominal reto, abdominal infra, Abdominal Twist, prancha. Procure listar entre 4 e 6 exercícios por música.
| Etapa | Música | Duração | Objetivo da música | Exercícios programados | |
| n. | Nome da música | ||||
| Aquecimento | 1 | ||||
| Parte principal | 2 | ||||
| 3 | |||||
| 4 | |||||
| 5 | |||||
| Volta à calma | 6 | ||||
ATIVIDADE 4
No contexto da ginástica de academia, a coreografia se refere ao planejamento estruturado da movimentação em sincronia com a música, sendo essencial para organizar as aulas coletivas de forma dinâmica e funcional. Ela é a combinação harmônica entre ritmo, tempo musical e movimentos específicos de cada modalidade. Uma ferramenta pedagógica amplamente utilizada nesse processo é a nota de coreografia, que permite registrar, esquematizar e visualizar a sequência de movimentos, facilitando tanto a elaboração quanto a reprodução das aulas por parte do profissional de Educação Física.
Um exemplo de coreografia pode ser observado acessando o Link: https://youtu.be/TlC2yrtD0eU
A quadro abaixo representa a nota da coreografia apresentada. Observe que estão faltando informações nas colunas “Movimento” e “Repetição” em exercício físico. Desta forma, assista novamente o vídeo da coreografia e complete as informações pendentes. Importante! No final do vídeo da coreografia são apresentados os nomes dos movimentos realizados, utilize a nomenclatura apresentada para preencher o quadro corretamente.
| Música | Exercício Físico | ||||
| Mapeamento | Instrumento/efeito/letra | Contagem | Movimento | Tempo | Repetição |
| Introdução | Bumbo, prato e palma | 2×8 | Preparação | 16t | — |
| Letra: “Longa …” | 2×8 | Agachamento | 8t | 2x | |
| Letra: “Don, don, dig …” | 4×8 | Agachamento | 4t | 8x | |
| Refrão 1 | Acapela
Letra: “Não sei mais …” |
2×8 | Transição | 16t | — |
| Verso 1 | Guitarra e palma
Letra: “A-corda Pedrinho …” |
4×8 | 8t | ||
| Verso 2 | Guitarra e palma
Letra: “Sexta-feir-a-dianta treinar …” |
2×8 | 4t | ||
| Refrão 2 | Acapela
Letra: “Não sei mais …” |
2×8 | Transição | 16t | — |
| Guitarra e palma
Letra: “Não sei mais …” |
4×8 | 8t | |||
| Bumbo, prato, baixo
Letra: “A noite foi longa …” |
2×8 | 4t | |||
| Efeito musical
Letra: “A noite foi longa …” |
4×8 | 4t | |||
| Refrão 3 | Acapela
Letra: “Não sei mais …” |
4×8 | Transição | 32t | — |
| Verso 3 | Bumbo e palma
Letra: “Don, don, dig …” |
4×8 | 32t | ||
*Palavra em negrito indica a primeira batida da frase musical.
Quadro – Nota de coreografia.
