Modalidade
Projetos
Submodalidade
Projeto de Ensino Extensionista
Data de Início
18/08/2025
Prazo Final de Adesão
31/03/2026
ODS da Atividade
3 – Saúde e bem-estar, 4 – Educação de qualidade, 8 – Trabalho decente e crescimento econômico, 17 – Parcerias e meios de implementação
Pretensão da Atividade
Objetivo Geral: • O Projeto de Extensão “Boas Práticas de Manipulação dos Alimentos” possui como objetivo geral proporcionar que, as Boas Práticas alcancem os níveis adequados de segurança e de qualidade dos alimentos, em estabelecimentos de alimentação, escolas, comunidades e associações de bairro, capacitando os manipuladores de alimentos quanto aos procedimentos de Boas Práticas de Manipulação.
Objetivos Específicos: Proporcionar as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado. Eliminar possíveis riscos de contaminação dos alimentos. Orientar quanto as Boas Práticas de manipulação em todos os âmbitos da manipulação de alimentos em um serviço de alimentação, Conhecer as legislações que regem as Boas
Práticas para Serviços de Alimentação – RDC no. 216/2004 e RDC no. 52/2014 (que altera a Resolução RDC nº 216/2024). Buscar a otimização dos processos e a redução de desperdícios, aumentando a eficiência operacional do local foco do estudo. Compreender sobre a importância de implantação das Boas Práticas de Manipulação (BPM) em estabelecimentos de alimentação. Melhorar a qualidade dos produtos ou serviços por meio da organização e padronização dos processos.
Identificar e eliminar potenciais fontes de riscos e acidentes, buscando promover ambientes mais seguros para os usuários. Cultivar uma cultura organizacional que valorize a disciplina, a responsabilidade e a colaboração entre os membros da equipe.
Incentivar a participação ativa e o engajamento dos envolvidos na melhoria contínua dos processos. Contribuir para práticas mais sustentáveis, promovendo a gestão adequada de resíduos e o consumo responsável de recursos.
Estabelecer padrões e procedimentos consistentes para garantir a uniformidade e a previsibilidade nos processos. Proporcionar oportunidades de desenvolvimento de habilidades pessoais, como organização, disciplina e senso de responsabilidade para os estudantes envolvidos e os beneficiários. Observar a evolução da qualidade, com a implantação das BPM e da ferramenta da qualidade (Sistema 5 Sensos) que são processos contínuos, com adaptações e inovações que buscam melhoria contínua dos produtos e dos processos de produções alimentícias.
Requisitos Técnicos
Não há requisitos mínimos nesta atividade, visto que as BPM necessitam de interesse pela pesquisa e a busca por conhecimento. Além disso, o material base para o entendimento dessa ferramenta será disponibilizado no ambiente de estudo.