Dessa forma, foi contratado um profissional da segurança do trabalho para avaliar o ambiente da marmoraria, para analisar qual tipo de respirador seria o mais indicado, para neutralizar o agente e dessa forma evitar que o trabalhador desencadeasse a silicose.

O profissional de segurança realizou uma análise de poeira de sílica e encaminhou para o laboratório e obteve-se o seguinte resultado: %sílica cristalizada = 0,2%, obteve-se um limite de tolerância de poeira total calculado de 7,5mg/m3. E a concentração da poeira total no ambiente é de 9,0 mg/m3.

Com base no estudo de caso apresentado, sua tarefa nesta atividade de estudo é elaborar um texto, com no máximo 25 linhas contendo as seguintes informações.

– Calcular o Fator de Proteção Mínimo Requerido (FPMR) para o caso apresentado, não esqueça de detalhar como realizou esse cálculo.

 

– Baseado no Fator de Proteção Mínimo Requerido (FPMR), escolher o Fator de Proteção Atribuído (FPA), para a neutralização do agente químico – sílica, conforme PPR da Fundacentro, Quadro 1, explicando sua decisão.

 

– A partir do valor do Fator de Proteção Atribuído (FPA) indicar o tipo de respirador conforme Programa de Proteção Respiratória (PPR) da Fundacentro, Quadro 1.

 

– Apresente sua opinião sobre a necessidade da elaboração do PPR conforme a Fundacentro recomenda.

 

Bons estudos!