É essencial que as políticas educacionais considerem a formação continuada de professores e funcionários para o manejo de situações de violência, incluindo abordagens de mediação de conflitos e estratégias de conscientização sobre o ciberbullying. Além disso, programas de apoio psicológico e orientação social aos alunos podem reduzir os impactos negativos da violência escolar e fomentar um ambiente de aprendizado mais seguro e inclusivo (Brasil, 2019).
Por fim, a integração entre família, escola e sociedade é crucial para combater as diversas formas de violência, fortalecendo mecanismos de denúncia, prevenção e acompanhamento. Somente com ações conjuntas e baseadas em dados é possível promover mudanças significativas, protegendo os estudantes e garantindo a efetividade das políticas públicas vigentes.
Referências:
BRASIL. Diagnóstico participativo das violências nas escolas. Brasília: Ministério da Educação. /FLACSO, 2019.
SILVA, J.; PEREIRA, M. Violência escolar e ciberbullying: um panorama dos desafios contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2022.
Leia atentamente os Textos 1 e 2 apresentados. Ambos tratam da violência escolar sob diferentes perspectivas.
A partir dessa leitura, elabore um texto dissertativo entre 15 e 20 linhas, com clareza e coesão, em que você:
– Relacione criticamente as ideias dos dois textos, destacando convergências e diferenças.
– Fundamente sua argumentação em pesquisa no material didático da disciplina, em dados do seu estado e em uma notícia recente sobre o tema.
– Apresente propostas criativas, articulando o debate à implementação de políticas públicas voltadas à prevenção e ao manejo de conflitos no ambiente escolar.
