Lucas, 7 anos, é um estudante do 2º ano do ensino fundamental, com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sensibilidade auditiva e visual acentuadas. Geralmente aceita participar das atividades escolares sobre algum tema de interesse, como atividades sobre o tema circo e palhaços, considerado o hiperfoco do aluno. No entanto, mesmo sendo um tema de interesse, durante eventos com maior aglomeração, barulho, e excesso de estímulos visuais, como um show de apresentação circense, Lucas apresenta sinais de desconforto: cobre os ouvidos, evita contato visual e, em alguns casos, entra em crise (meltdown), chorando e deitando no chão.
Na última semana, durante a apresentação de uma trupe circense, Lucas estava no pátio junto aos colegas quando uma música alta começou a tocar e luzes começaram a piscar. Ele rapidamente se afastou para um canto, cobrindo os ouvidos. Ao perceber a aproximação de alguns colegas curiosos, começou a gritar e chorar intensamente. A professora, sem compreender a situação, pediu que ele “se acalmasse” e tentasse “aproveitar a festa”, o que agravou a crise. Somente após a intervenção da professora de apoio, que o levou para uma sala silenciosa e escura, Lucas conseguiu se acalmar.
Com base no enunciado da questão, no caso fictício apresentado e nas discussões da disciplina, elabore um texto em média de 15 a 25 linhas, abordando os tópicos:
1 – Direito à inclusão e participação em atividades culturais e artísticas.
2 – Estratégias de adaptação e mediação pedagógica que previna crises sensoriais.
- a. Planejamento prévio das atividades com apresentação antecipada do roteiro e contexto.
- b. Uso de recursos visuais, tecnologias assistivas e ajustes ambientais.
- d. Trabalho conjunto entre professores, família e equipe de apoio para favorecer a participação segura e significativa.
3 – Importância do manejo adequado de comportamentos e crises sensoriais.
