Na última semana, durante a apresentação de uma trupe circense, Lucas estava no pátio junto aos colegas quando uma música alta começou a tocar e luzes começaram a piscar. Ele rapidamente se afastou para um canto, cobrindo os ouvidos. Ao perceber a aproximação de alguns colegas curiosos, começou a gritar e chorar intensamente. A professora, sem compreender a situação, pediu que ele “se acalmasse” e tentasse “aproveitar a festa”, o que agravou a crise. Somente após a intervenção da professora de apoio, que o levou para uma sala silenciosa e escura, Lucas conseguiu se acalmar.

Com base no enunciado da questão, no caso fictício apresentado e nas discussões da disciplina, elabore um texto em média de 15 a 25 linhas, abordando os tópicos:

1 – Direito à inclusão e participação em atividades culturais e artísticas.

2 – Estratégias de adaptação e mediação pedagógica que previna crises sensoriais.

  1. a.   Planejamento prévio das atividades com apresentação antecipada do roteiro e contexto.
  2. b.   Uso de recursos visuais, tecnologias assistivas e ajustes ambientais.
  3. d.   Trabalho conjunto entre professores, família e equipe de apoio para favorecer a participação segura e significativa.

3 – Importância do manejo adequado de comportamentos e crises sensoriais. ​