Nesse processo, o papel do professor é de mediador, proporcionando situações didáticas desafiadoras, nas quais a criança possa refletir sobre suas ações e reorganizar seus esquemas de pensamento. Por isso, a utilização de materiais concretos (como palitos, tampinhas ou brinquedos) e o desenvolvimento de jogos simbólicos e atividades lúdicas (como a simulação de um “bazar”) são fundamentais. Essas vivências favorecem a compreensão do valor posicional, da base dez e das trocas entre unidades, dezenas e centenas, respeitando o ritmo e o estágio de desenvolvimento de cada criança.

A prática docente, portanto, deve considerar a intencionalidade pedagógica, a ludicidade e a construção ativa do conhecimento. Não basta apresentar os números prontos: é necessário criar oportunidades para que a criança os descubra, os manipule e os compreenda em diferentes contextos. Além disso, a avaliação deve focar os processos de pensamento, e não apenas os resultados finais, valorizando os caminhos percorridos pela criança na construção do conhecimento matemático.

Fonte: elaborado pelo professor (2025).

Diante disso, e com base no texto estudado (unidade 3), que aborda aspectos teóricos e metodológicos do ensino do sistema de numeração decimal na Educação Infantil, redija um texto dissertativo que responda:

1- Qual a importância do uso de materiais concretos e vivências significativas na construção do conceito de número pela criança, conforme a teoria de Piaget?

2- Qual a relevância das atividades lúdicas, como o “bazar”, na compreensão do valor posicional e na internalização dos conceitos numéricos?

3- Quais os cuidados que o professor deve ter ao planejar atividades numéricas para crianças pequenas, respeitando seus estágios de desenvolvimento e garantindo a mediação significativa da aprendizagem?

Instruções:

A resposta deve conter entre 20 a 30 linhas.

Utilize uma linguagem clara, objetiva e fundamentada teoricamente.

Dê preferência a uma estrutura com introdução, desenvolvimento e conclusão.