O consumidor atual mais informado, exigente e mais consciente do seu papel e seu compromisso com o planeta e com a causa do sofrimento animal, vem pressionando para que os modelos de produção se alterem para alternativas mais sustentáveis e humanizadas. Atenta à demanda, centros de pesquisa como a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e instituições privadas estão atuando no desenvolvimento de novos ingredientes que resultem em produtos de excelente qualidade, sobretudo em termos de sabor e textura. Como resultado, os produtos atualmente disponíveis são sensorialmente diferentes dos primeiros lançamentos, além de entregar opções mais saudáveis e com rótulos limpos – fatores muito apreciados pelo novo consumidor.”…



Disponível em . Acesso realizado em 16 set. 2025.



Leia o texto anterior anterior sobre a “Evolução dos alimentos plant-based no Brasil” (Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e o artigo “Evolução e desafios dos alimentos plant-based” disponível como material complementar. Com base nestas duas fontes e nos assuntos abordados no decorrer da disciplina, aponte quais são os principais fatores que impulsionam o crescimento do mercado de produtos plant-based globalmente, como a indústria alimentícia responde a essa demanda, como a produção desses alimentos pode impactar o meio ambiente e quais são as estratégias utilizadas para otimizar sua produção.