O ensino de literatura na Educação Básica frequentemente reduz-se à memorização de escolas literárias, biografias de autores e características formais, distanciando-se do potencial transformador da experiência literária. No entanto, a literatura pode ser um espaço de diálogo, reflexão crítica e construção de sentidos, desde que abordada como prática viva e significativa. Discutir seu papel no ensino implica refletir sobre como conectar textos literários à vida dos estudantes, valorizando sua função estética, ética e política.

Com base na leitura do texto teórico e no material de apoio sugerido, redija um texto dissertativo de 20 a 30 linhas, em linguagem acadêmica, respondendo à seguinte pergunta: “Como a literatura pode ser trabalhada na escola de modo a formar leitores críticos e sensíveis, e não apenas reprodutores de informações sobre autores e obras?”

Inclua pelo menos uma citação de autoridade no campo (teórico ou documento oficial) e referencie adequadamente.

Bons estudos!

 

MATERIAL DE APOIO: Artigo \”O Cantinho da Leitura como prática de letramento literário\”, por Renata Junqueira de Souza e Rildo Cosson: Disponível:

https://www.scielo.br/j/er/a/ZX6G6Svd8PnwTR7YGcGHZnq/?format=html&lang=pt