O Estado Moderno é constituído por três elementos fundamentais: território, população e soberania. Esses elementos se inter-relacionam para dar validade e funcionalidade à existência do próprio Estado.

 

 

 

OLIVEIRA, Renata Andrade de. Ética, processos decisórios e negociação aplicados à gestão pública. Maringá: UniCesumar, 2021. Reimpresso em 2023. 196 p.

 

Unidade 2 – Estado e Res Publica, p. 53-89.

 

#Curiosidade Filosófica: A Soberania como Conceito Mutável

 

O conceito de soberania evoluiu ao longo do tempo. Na Idade Média, o poder era fragmentado entre reis, nobres e a Igreja. Com o Estado Moderno, surgiu a ideia de soberania centralizada, mas hoje, com a globalização e organismos internacionais como a ONU, a soberania dos Estados é frequentemente negociada e compartilhada.

 

 

 

Disponível em:< https://jus.com.br/artigos/4325/a-soberania-e-o-mundo-globalizado>. Acesso em: 10 set. 2025.

 

ATIVIDADE:

 

Com base no texto acima, explique o que são território, população e soberania dentro da estrutura do Estado Moderno. Em seguida, analise como esses três elementos se relacionam e por que são importantes à existência do Estado. (Sua resposta deverá conter entre 10 e 20 linhas).

 

ATENÇÃO:

 

– Para responder a Atividade de Estudo 1, orientamos que digite a sua resposta primeiramente em um arquivo WORD em seu computador (pois caso digite direto na caixa de texto, no ambiente Studeo, pode acontecer de expirar o tempo e perder sua resposta), depois disso, copie sua resposta e cole na caixa de resposta a seguir.