O tratamento convencional das onicomicoses é feito com a associação de medicamentos tópicos e sistêmicos. O tratamento tópico, embora menos eficaz, geralmente, é preferido pelos pacientes, como o uso de esmaltes antifúngicos e correntes elétricas como as ondas de alta frequência.
Schaller M, Borelli C, Berger U, Walker B, Schmidt S, Weindl G, Jackel A. Susceptibility testing of amorolfine, bifonazole and ciclopiroxolamine against Trichophyton rubrum in an in vitro model of dermatophyte nail infection. Med Mycol. 2009; 47:753-8.
Com base no enunciado acima e nas informações apresentadas no artigo científico \”Uso de ondas de alta frequência no tratamento de onicomicose – comunicação preliminar de três casos\”, disponível na pasta \”MATERIAL DA DISCIPLINA\”, responda as questões a seguir:
- a) Explique qual o mecanismo que faz com que as ondas de alta frequência auxiliem no tratamento das onicomicoses.
- b) No artigo apresentado na disciplina, o autor destaca duas vantagens para a utilização das ondas de alta frequência no tratamento de onicomicoses em comparação com o tratamento convencional (medicamentoso). Cite quais são.
- c) As onicomicoses são dermatofitoses que acometem os tecidos queratinizados do sistema tegumentar. Indique qual é a principal fonte de nutrientes da onicomicoses, o local no corpo humano que comumente é mais afetada e porquê.
