Sempre que se busca fazer a escolha por um canal de distribuição, a tomada de decisão terá de compreender várias dimensões, entre elas, as características dos produtos, características da empresa, ambiente competitivo, fatores do mercado e considerações sobre os intermediários. Para Lima (2023), essas variáveis irão apontar se o canal necessário é mais curto ou mais longo. O canal curto tem poucos intermediários entre o fabricante e o consumidor final. O canal longo é o contrário, pois pode ter diversos intermediários entre o produtor e os clientes.

 

Fontes: 

ROSENBLOOM, B. Canais de marketing: uma visão gerencial. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

LIMA, C. E. de. Gestão de canais de distribuição. Maringá: Unicesumar, 2023.

 

Diante disso, descreva ao menos três fatores que impactam o design do canal de distribuição, e explique como cada fator influencia a escolha do canal.

 

​Orientações para a realização desta Atividade:

 

– Leia atentamente o enunciado desta atividade e o que está sendo pedido.

– Lembre-se de que é uma atividade discursiva, portanto deverá redigir um texto argumentativo e fundamentado nos conteúdos aprendidos.

– Ao utilizar partes do livro da disciplina ou outros materiais para elaborar o seu texto, não se esqueça de informar a fonte consultada, nas referências no final do seu texto.

– Evite utilizar textos do livro na íntegra para responder esta atividade, mas procure contribuir também, e principalmente, com suas palavras.

– Evite cópias indevidas, dos textos ou de colegas.

– Dúvidas, fale com o Professor Mediador.

 

Bom trabalho!​