– Critérios de Seleção e Aquisição: defina três critérios claros que serão usados para decidir se um livro, recebido por doação ou compra, será incorporado ao acervo. Explique também como a biblioteca lidará com as três modalidades de aquisição: compra, permuta e doação.
– Critérios de Descarte (Desbastamento): apresente dois critérios que justificarão a retirada de um item do acervo no futuro (ex: desatualização, mau estado de conservação), explicando por que o descarte é uma atividade técnica importante para a saúde da coleção.
– Referências Bibliográficas: utilize no mínimo 3 referências, sendo obrigatoriamente: o livro da disciplina, um artigo acadêmico (sugestão a seguir) e o vídeo indicado. Consulte as normas da ABNT.
Conteúdo Adicional:
Para aprofundar a reflexão sobre a importância do planejamento de coleções, especialmente em bibliotecas públicas e comunitárias, recomenda-se a leitura do artigo a seguir:
Artigo: WEITZEL, S. da R. Desenvolvimento de coleções: origem dos fundamentos contemporâneos. Transinformação, Campinas, v. 24, n. 3, p. 179-190, set./dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/PMK9FqgDj9rMs9WtmYKd5nb/?format=pdf&lang=pt (copie e cole em seu navegador).
Atenção! O objetivo da atividade é fazer com que você desenvolva habilidades de escrita e análise de forma interconectada. Não responda em tópicos. O texto deve ser apresentado em formato corrido, estabelecendo conexões claras entre as ideias.
