Este segmento de tempo da história do Japão foi responsável pela produção de arte citadina bastante popular, que representava muito da cultura local, visto que:
“A arte ukiyo-e sendo (浮) uki ‘flutuante’, (世) yo ‘mundo’ e (絵) e ‘imagem’, retratava, através das estampas, as imagens do novo mundo que surgiria no período Edo, o ‘mundo flutuante’, transmitindo a ideia de transitório, sendo assim, era necessário que se aproveitasse o máximo cada momento. Este mundo contrastava com os ensinamentos budistas do período anterior (Kamakura-Muromachi) através do termo ukiyo (憂世) ‘mundo efêmero’, triste, miserável, em um contexto de várias guerras internas, então, aqui só restava ‘compadecer-se’ a esse mundo.”
NASCIMENTO, Marcelo da Cruz. Ukyio-e e Heroes: uma conexão com o passado. 40f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em literatura e língua japonesa), Universidade de Brasília, 2017, p. 12. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/18744/1/2017_MarceloDaCruzNascimento_tcc.pdf. Acesso em 08 ago. 2025
Isto é, a arte e o período como um todo era um retrato do novo estilo de vida experimentado pelo Japão, que apesar de ter sido encarado como passageiro, acabou por ser marcante à história nacional japonesa.
Pensando nisso, caro(a) aluno(a), convido você a desenvolver a seguinte atividade, elaborar um plano de aula, contemplando os seguintes pontos:
a) Identificação: seu nome, nome da escola (fictícia), turma, data e duração da aula.
b) Objetivos da aula (alinhados com a BNCC).
c) Tema: títulos e tópicos resumindo os conteúdos a serem trabalhados na aula.
d) Metodologia: estratégias que serão utilizadas para a aula.
e) Materiais: quais materiais serão necessários para a sua prática.
f) Avaliação: atividades avaliativas, ou prova que será aplicada.
g) Referências.
Atenção!
Para sua maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização.
– Primeiro passo: assista ao vídeo explicativo para a realização do MAPA, disponível na Sala do café.
– Segundo passo: elabore um plano de aula contemplando todos os pontos elencados no enunciado da atividade (Identificação; Objetivos da aula; Tema; Metodologia; Materiais; Avaliação e Referências). Lembre-se, seu plano de aula não pode conter sinopses da internet, deve ser escrito com suas próprias palavras.
– Terceiro passo: realize uma correção ortográfica em seu plano de aula e o copie no template (modelo padrão obrigatório), disponível na pasta Material da disciplina.
– Quarto passo: anexe o arquivo no campo destinado para o envio da atividade. Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar (após \”Finalizar\”, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
Bom trabalho!
