Prezado estudante,

Seja bem vindo a atividade MAPA. Como sabe, a atividade MAPA possui cunho imersivo, levando-lhe a lidar com uma problemática ligada à sua atuação profissional. Neste sentido, lhe convido a compreender a problemática que vamos exibir, por meio deste enunciado e, na sequência, propor uma resolução cabível ao seu futuro público atendido, formado majoritariamente por agricultores e agricultoras.

Vamos à compreensão de nossa atividade?

Como você aprenderá em nossa disciplina, uma política pública nada mais é do que uma lei de estado, ou seja, uma lei elaborada com o objetivo de promover o desenvolvimento de um segmento populacional específico que, até o momento, pode não ter obtido sucesso em seu desenvolvimento por vias gerais. Por ter o caráter de uma política de estado, entende-se que nenhum governante pode deixar de executá-la, independente de sua corrente ideológica. Isto garante o atendimento pleno às demandas estabelecidas pela política e promove a ascensão contínua, em termos sociais, econômicos e ambientais, da população atendida.

No entanto, um dos maiores problemas está no próprio conhecimento sobre os efeitos das políticas públicas justamente por sua população atendida. Em nossa prática profissional, percebemos que muitos dos atores sociais que deveriam ser atendidos ou contemplados por uma política pública específica não o são, por não saberem que a política em si está disponível. Ou seja, grande parte do problema de acesso à política pública está em seu desconhecimento, por parte do público alvo.

Neste ínterim é que entramos com nossa demanda ao MAPA. Como fazer com que uma política pública se torne conhecida por seu público-alvo, ainda mais considerando se tratar de Agricultores Familiares?

Para que possamos fazer nosso MAPA diante deste assunto, lhe convido à realizar a atividade de acordo com os seguintes passos:

Leia este material do link a seguir: https://www.gov.br/mda/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas-projetos-acoes-obras-e-atividades/plano-safra-da-agricultura-familiar/documentos/resmo-linhas-plano-safra-pronaf-2025-2026.pdf

Caso não consiga clicar no link, abra uma nova aba em seu navegador, copie e cole este link. Este link é um resumo das principais linhas de crédito disponíveis no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). Compreende-se que o PRONAF é a principal política pública creditícia voltada à Agricultura de Bases Familiares.

Após a leitura, você deverá elaborar um pequeno resumo sobre o que é o PRONAF, abordando sua origem, importância e públicos atendidos.

Depois de elaborar este resumo, você deverá também resumir, de forma adicional, ao menos duas linhas de crédito que constam no material disposto no link.

As informações produzidas por você (resumo sobre o PRONAF e sobre duas de suas linhas de crédito) deverão estar dispostas em um formulário de resolução do MAPA, que será disponibilizado em sua área da disciplina, no STUDEO. Neste formulário, além de inserir as informações dos resumos, você deverá preencher os dados solicitados, que permitem sua identificação para o processo de correção.

Salve o arquivo em seu computador, de forma a localizá-lo facilmente.

Após finalizar a composição de seu material, acesse a área de sua disciplina no STUDEO e clique na atividade MAPA. Anexe o arquivo da atividade e clique em finalizar.

Viu como esta atividade é fácil? Por meio desta imersão em sua vida profissional, você compreendeu mais a fundo o que vem a ser uma política pública, conheceu a principal política pública voltada à Agricultura Familiar

(PRONAF) e conseguiu produzir um material que, certamente, poderia ser utilizado para capacitar os Agricultores Familiares quanto ao acesso ao PRONAF.

Esperamos que você tenha uma ótima atividade.

 

Orientações gerais:


– Acesse ao Vídeo Explicativo sobre a realização da atividade MAPA, que está no Fórum – vídeos explicativos.

– É permitido anexar apenas um (1) arquivo.

– Use e abuse da biblioteca digital (é gratuita) do seu Studeo para fazer pesquisas, e lembre-se que as pesquisas vão além do material oferecido dentro da disciplina.

– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto, lembrando que toda e qualquer pesquisa exige a descrição de fonte; portanto, não deixe de referenciar as fontes de pesquisa, conforme as normas da ABNT, mesmo que sua fonte de pesquisa seja o livro da disciplina.