Tema: um tema central que seja relevante e significativo para os alunos.
Situação geográfica: identifique uma situação real que será estudada pelos alunos.
Problema: formule um problema a ser investigado pelos alunos a partir da situação geográfica apresentada. O problema deve promover a reflexão crítica e a busca de soluções.
Objetivos: estabeleça objetivos claros e específicos, alinhados à BNCC, que orientem a proposta e evidenciem o que se espera que os alunos desenvolvam.
Metodologia: indique a metodologia de trabalho adotada, destacando as estratégias ativas que serão utilizadas, uma vez que, a metodologia deve permitir a participação ativa, colaborativa e criativa dos alunos. Assim, descreva as etapas da aula, destacando o papel do aluno e do professor, e como o recurso didático será integrada.
Recursos: escolha ao menos um recurso didático que será utilizada para apoiar o desenvolvimento da aula, justificando sua escolha.
Avaliação: defina critérios de avaliação claros e coerentes com os objetivos da proposta, indicando também os tipos de avaliação que serão realizadas. A avaliação deve possibilitar verificar tanto o desenvolvimento do conteúdo quanto o envolvimento dos alunos, a qualidade das produções e o raciocínio geográfico construído.